Muito se fala sobre o carboidrato nas dietas. Devemos comer ou não? Faz bem ou faz mal? O que acontece se fizermos uma dieta sem carboidratos? E se ele fizer parte da dieta? Afinal, o que fazer em meio a tantas dúvidas?

Com base em diversas pesquisas a OneSport buscou informações para explicar melhor o porquê de tanto alvoroço quando se fala de carboidrato nas dietas.

Primeiramente, o que é carboidrato? Para que ele serve?

O carboidrato é um nutriente formado por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Ele está presente em diversos alimentos, frutas, batatas, mandiocas, arroz, massas e pães. Este nutriente fornece energia para o cérebro e para o corpo, além de ajudar na recuperação muscular, podendo ser consumido antes ou após as atividades.

Agora que já sabemos alguns detalhes vamos para outro ponto. Quais os tipos de carboidratos existem?

São os carboidratos simples e os complexos. Os alimentos ricos em carboidratos simples são mais doces, tais como pão francês, mel, melancia, uva passa, cereais entre outros. Este tipo de carboidrato é chamado de simples, pois é digerido rapidamente pelo organismo, dando a sensação de fome em curto tempo após a refeição.

Os carboidratos complexos são alimentos com menos açúcar, como cereais integrais, lentilhas, grão de bico entre outros. Esse tipo é para uma digestão mais lenta, saciando a fome por mais tempo. Esse tipo de nutriente é ideal para diabéticos e pessoas em dieta de emagrecimento.

Com base no que foi dito, podemos traçar dois caminhos, ou seja, se você exceder o consumo do carboidrato você ganhara peso, além do aumento dos níveis de triglicerídeos sanguíneos, entre outros problemas. E se por acaso você cortar o consumo desse nutriente, você pode sofrer algumas consequências, tais como depleção do sistema imunológico e a falta de energia. Lembre-se de que você precisa analisar qual é o melhor tipo de carboidrato para sua dieta. Sendo assim, conclui-se que o carboidrato pode ser tanto amigo quanto um inimigo, basta você decidir se ele agrega ou não.

Pratique esporte, faça exercícios, a OneSport apoia você nessa causa.