O Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e finaliza-lo. Jū em japonês significa “suavidade” e jutsu, “arte”, assim torna-se o sinônimo literal, “arte suave”.

Ao certo não se sabe a origem desta arte marcial, pois em outros países como China e Índia já haviam estilos de lutas parecidos, assim como muitas outras artes marciais espalhadas pelo mundo.

A modalidade foi refinada por samurais do Japão feudal, que durante as lutas perdiam suas espadas ou lanças e acabavam tendo que lutar com as próprias mãos. Como chutes e socos não surtiam efeitos devido ao uso de armaduras dos oponentes, o Jiu-Jitsu era a melhor maneira de se vencer a batalha nessas ocasiões.

Mitsuyo Maeda foi quem deu novos rumos ao Jiu-Jitsu e levou a arte para o resto do mundo, afim de provar que sua arte marcial era a mais eficiente de todas. Sua trajetória acabou no Brasil, para ser mais exato em Belém do Pará, onde faleceu em novembro de 1941.

Maeda era conhecido como Conde Koma entre os professores de Jiu-Jitsu, o famoso mestre que desafiava grandes lutadores de outras modalidades para testar as suas habilidades.

No ano de 1917, um jovem chamado Carlos Gracie assistiu uma apresentação do Conde Koma, o japonês capaz de dominar e finalizar qualquer homem independente de seu tamanho. Amigo do pai de Gracie, Maeda se comprometi em ensinar a arte ao tal jovem, que anos depois, devido a sua dedicação se tornou um grande mestre e abriu a primeira academia da família Gracie em 1925.

Carlos Gracie foi o primeiro membro da família a entrar em uma luta sem regras, onde a denominou de “vale-tudo”.  Outros membros da família também foram entrando para o vale tudo, e as vitorias foram se acumulando e o nome da família começa a tomar outras proporções, e por fim, viraram as lendas que são hoje, respeitados por todo o mundo, disseminando Brasil a fora o estilo do Brazilian Jiu-Jitsu.

Pratique esporte, faça exercícios, a OneSport apoia você nessa causa.