Em uma busca insaciável pelo corpo perfeito de maneira rápida e prática, muitas pessoas optam por tomar os famosos remédios inibidores de apetite e também eliminadores de gorduras. Será essa a melhor forma de emagrecer? Os remédios realmente ajudam?

Quais são os efeitos colaterais? E quais são os tipos de remédio existentes? Para responder a essas perguntas, nós pesquisamos afundo para ter mais autoridade no assunto.

Uma pesquisa realizada pela Readers Digest em 16 países divulgou que, 83% dos brasileiros entrevistados afirmaram estar preocupados com o peso e, sentem-se pressionados para emagrecer, enquanto em outros países essa média gira em torno de 65%. Na cabeça de grande parte das pessoas que buscam uma forma rápida de emagrecer, é optar pelos remédios que se enquadram em 3 tipos:

  • Anorexígenos
  • Sacietógenos
  • Inibidores

O primeiro grupo de medicamento serve para inibir o apetite, e possui uma composição de substâncias mais conhecidas como anfetaminas. O Brasil é o país que mais consume anfetamina no mundo, cerca de 60% de tudo que é fabricado. Alguns exemplos dessa substância que é consumida por aqui são, anfepramona, o femproporex e o manzidol. Esse medicamento pode causar irritabilidade, insônia ou sono superficial, tremores, depressão e aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

O segundo grupo contém medicamentos que atuam no estímulo de sensação de saciedade. A pessoa sente fome, come, porém uma quantidade menor de alimento, pois o remédio age nesse ponto, de que comendo em menor quantidade o mesmo estará saciado. A sibutramina é a substância mais conhecida do grupo e pode conter ações secundárias, como o aumento do gasto energético. No Brasil a sibutramina se enquadra em remédios controlados e pode apresentar efeitos colaterais suaves como, insônia ou sono superficial, agitação e irritabilidade cujo o qual não é um sintoma frequente.

O terceiro grupo é formado pelos inibidores de absorção de gordura. Este não inibe o apetite, pois a reação não é no cérebro. Os mais conhecidos deste grupo é o Orlistat e o Cetilistate, que atuam na inibição da absorção intestinal. Se a pessoa tiver um controle rígido quanto ao consumo de gordura na alimentação, este medicamento pode representar uma ajuda significativa. Os efeitos colaterais desse medicamento surgem principalmente quando o consumo de gordura é exagerado. A pessoa poderá sofrer de diarreia, podendo eliminar gotas de gorduras após as refeições mais pesadas.

Todos estes medicamentos devem ser prescritos por profissionais experientes e autorizados, e deve se manter um acompanhamento durante o período de utilização do remédio. É o médico quem irá determinar se o paciente deve ou não consumir o medicamento e por quanto tempo ele irá consumir. Agora que você já está ciente de todos estes detalhes, antes de tomar qualquer medicamente, procure praticar alguma atividade física e reeducar sua alimentação, se ainda assim você não obter nenhum resultado satisfatório, procure um especialista e veja a necessidade de se medicar.

Lembrando que esses medicamentos devem ser tomados em apenas um curto período para não provocarem nenhum grau de dependência, e ratificando que o consumo do remédio sem a pratica de atividades físicas e uma alimentação saudável, não dará o resultado esperado.

Pratique esporte, faça exercícios, a OneSport apoia você nessa causa.