Na década de 80 inicia-se o esporte conhecido como Slackline. Praticado por escaladores que acampavam nas montanhas no Vale do Yosemite – EUA, em busca novos picos para escaladas.

Eles passavam horas sobre as fitas de escalada, que hoje mais elaborada e evoluída com uma catraca de tensão se tornou o equipamento necessário para a prática do Slackline. A fita de nylon usada para a prática do esporte geralmente possui 15m de comprimento e 5cm de largura, porém isso vai de acordo com o tamanho do percurso e do que o praticante pretende fazer sobre a fita.

Existem várias modalidades do Slackline, algumas delas são “Waterline” (Slackline sobre água) e “Highline” (Slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes). Também existem “Trickline” (Slackline somente para fazer manobras) e “Longline” (Slackline de longa distância, normalmente acima de 40 metros) entre outras.

No Slackline, existe uma restrição mínima de idade. Crianças de 5 até adultos de 80 anos podem praticar, basta ter um colchão como aparato de segurança e o acompanhamento de alguém experiente na modalidade.

O esporte também é praticado por atletas de outras modalidades como o skate e o surf, pois os movimentos dos músculos são semelhantes aos realizados no Slack.

Há também aqueles que praticam o Slackline por hobbie. Hoje é comum ir até uma praça e ter um ou dois grupos praticando o esporte, pois basta ter dois pontos fixos como duas árvores para que você possa esticar a fita e se divertir.

O esporte possui muitos benefícios físicos e mentais, como a elevação da concentração, equilíbrio, consciência corporal, velocidade de reação e maior coordenação motora.

Pratique esporte, faça exercícios, a OneSport apoia você nessa causa.