O mix das artes marciais tem se popularizado pelo mundo. Mas, qual é sua origem? Quem desenvolveu essa arte?

Os moldes atuais do MMA que assistimos hoje, é de origem brasileira. Na década de 30, quando Hélio Gracie, o criador do jiu jitsu brasileiro, peregrinava pelo país mostrando a todos a eficiência dos golpes aplicados com a técnica do jiu, lutadores de outras modalidades se opunham a ele para tentar provar o contrário. Artigo sobre essa trajetória. Com tantos lutadores de diversas modalidades abatidos pelo mestre do brazilian jiu jitsu, esse mix de luta que se formava para enfrentar Hélio foi tomando outra proporção, e assim disseminando uma nova modalidade, o MMA - Mix Martial Arts (ates marciais mistas), que na época as regras quase não impunham limites e os confrontos colocavam em risco a vida dos lutadores.

No ano de 1993 nos Estados Unidos surgi a primeira organização de torneio de MMA, mais conhecida como UFC – Ultimate Fight Champions, que hoje movimenta mais de 1 bilhão de dólares. Depois surgiram outras organizações, como o extinto StrikeForce e o Pride no Japão.

Apesar de todo o sucesso que esses eventos tinham, e ainda tem, no ano 2000 o Ultimate não conseguia se manter rentável e quase abriu falência. Porém no ano seguinte a marca UFC foi comprada pela Zuffa, empresa dos irmãos Frank e Lorenzo Fertita e presidida por Dana White. Os irmãos pagaram apenas 2 milhões de dólares pela marca.

Com o UFC sob nova direção, foram aplicadas novas regras que visaram a integridade física dos atletas e desde então o esporte tem crescido muito e formado muitos ídolos pelo mundo. E no Brasil? Como estamos diante dessa evolução, já que foi daqui que a coisa foi tomando forma? O Brasil é tido como um dos principais celeiros de atletas do MMA, e cada vez mais os brasileiros tem dominado as categorias desse esporte. Atualmente são 3 brasileiros dentre os 8 que defendem seus cinturões no masculino, sendo José Aldo, Rafael dos Anjos e Werdum. Achou pouco? Então vamos mais além! Em todas as categorias do UFC tanto no masculino quanto no feminino, temos pelo menos um brazuca entre os 8 melhores de seus respectivos pesos. Com tudo, respondendo a todas as perguntas anteriores, o MMA teve uma mão amiga de cada modalidade de luta e um empurrão brasileiro para se consagrar entre um dos esportes que mais tem crescido nos últimos anos.

Pratique esporte, faça exercícios, a OneSport apoia você nessa causa.